TECNOLOGIAS
NO COTIDIANO: desafios à inclusão digital
A chegada das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios e problemas que antes não
existiam.
As soluções vão depender dos propósitos
educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem. Precisamos
compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de novos
cenários. As tecnologias da informação estão criando uma nova cultura de
aprendizagem, que a escola não pode mais ignorar pois não é a primeira, nem a
principal fonte de conhecimento para os alunos, por isso deve formar alunos com
capacidade crítica para usar estrategicamente a informação que recebem, para
que possam converter essa informação desordenada em um saber ordenado e em
aprendizagem.
Vivemos na era das incertezas e o importante
é aprender com a diversidade, portanto não cabe mais à educação proporcionar
aos alunos conhecimentos prontos e acabados como se fossem verdades absolutas,
mas ajudá-lo a construir sua verdade a partir de tantas outras verdades
parciais.
Isso requer mudar nossas crenças ou teorias
implícitas sobre a aprendizagem arraigadas em uma tradição cultural em que
aprender significava repetir e assumir verdades estabelecidas que ninguém podia
duvidar ou dialogar com elas.
É fundamental que a tecnologia seja
compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada, na prática
pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo. Para isso, é
necessário que os professores aprendam não somente a operacionalizar os
recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas também conhecer as potencialidades
pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao
desenvolvimento do currículo.
O aluno precisa encontrar sentido naquilo
que está aprendendo. Por essa razão, é importante que o professor crie
situações que propiciem observação e
interpretação dos aspectos da natureza, sociais e humanos, instigando a
curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento
humano.
Uma situação de aprendizagem que pode
potencializar o aprendizado mais significativo é o trabalho por meio de
projetos.
Referência: Pozo, Juan Ignácio. A Sociedade
da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Belintane,Claudemir. As novas tecnologias:
o cyberaluno. Revista Viver, n° 6,2006.Coleção Memória da Pedagogia.
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