Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de novembro de 2012


TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: desafios à inclusão digital

   A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola nos traz desafios e problemas que antes não existiam.
   As soluções vão depender dos propósitos educacionais e das estratégias que propiciam aprendizagem. Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construção de novos cenários. As tecnologias da informação estão criando uma nova cultura de aprendizagem, que a escola não pode mais ignorar pois não é a primeira, nem a principal fonte de conhecimento para os alunos, por isso deve formar alunos com capacidade crítica para usar estrategicamente a informação que recebem, para que possam converter essa informação desordenada em um saber ordenado e em aprendizagem.
   Vivemos na era das incertezas e o importante é aprender com a diversidade, portanto não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos prontos e acabados como se fossem verdades absolutas, mas ajudá-lo a construir sua verdade a partir de tantas outras verdades parciais.
   Isso requer mudar nossas crenças ou teorias implícitas sobre a aprendizagem arraigadas em uma tradição cultural em que aprender significava repetir e assumir verdades estabelecidas que ninguém podia duvidar ou dialogar com elas.
   É fundamental que a tecnologia seja compreendida para que possa ser utilizada de forma integrada, na prática pedagógica do professor e no desenvolvimento do currículo. Para isso, é necessário que os professores aprendam não somente a operacionalizar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, mas também conhecer as potencialidades pedagógicas envolvidas nas diferentes tecnologias e os modos de integrá-las ao desenvolvimento do currículo.
   O aluno precisa encontrar sentido naquilo que está aprendendo. Por essa razão, é importante que o professor crie situações que propiciem  observação e interpretação dos aspectos da natureza, sociais e humanos, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano.
   Uma situação de aprendizagem que pode potencializar o aprendizado mais significativo é o trabalho por meio de projetos.
Referência: Pozo, Juan Ignácio. A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Belintane,Claudemir. As novas tecnologias: o cyberaluno. Revista Viver, n° 6,2006.Coleção Memória da Pedagogia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário